Tuesday, September 13, 2011

O Piloto Automático

Hoje eu caí de skate, de novo.


Devo confessar que acho cair bom. Do mesmo jeito que já contei aqui que adorei quando tomei a maior vaca da minha vida, também gostei do meu tombo de hoje. Os sustos acordam. A vida é um presente e a gente tem que aproveitar e viver esse presente, não necessariamente caindo e tomando vaca, mas prestando atenção nas coisas em volta. 
Tenho sentido um desligamento geral das pessoas com o momento presente. O que acontece em volta, a natureza, o outro. No colégio, lá pela quinta série, fizemos um exercício de olhar no olho do colega, a ponto de enxergarmos a nós mesmos e caminhar juntos para frente ou para trás. Acho essa ideia muito legal porque não é uma coisa tão difícil, só se precisa ter um pouco mais de atenção. É essa atenção que eu sinto falta no dia a dia, de mim mesma inclusive. Atenção com as coisas, as pessoas, os quebrados na calçada (meu cotovelo que o diga)...
Hoje tem muita coisa que dispersa a atenção das pessoas. Celulares com internet e preocupações na cabeça são grandes inimigos do agora. Mas o agora é importante. É o agora que nos dá as ferramentas que precisamos pra chegar ao mais tarde. Sabe quando tu tá dirigindo por 15 minutos e não te dá conta pra onde tá indo, porque simplesmente fez o caminho de sempre. É o piloto automático, que nos coloca num estado passageiro, meio longe. Tu ainda chega onde tu quer chegar, dirige o carro, escuta as pessoas falando ao redor, vê as arvores e as flores, mas com uma presença parcial, que não nota tudo. Que deixa passar coisas possivelmente boas e lindas, ou oportunidades, o que for.
Eu queria que a sociedade de hoje se desse conta disso, lutasse contra. O computador é tentador, joguinhos no celular também são. Mas em muitos momentos eles nos afastam a realidade, o sol lindo que tem lá fora, a joaninha que pousou ao lado, o sorriso ou o olhar de quem está por perto, de quem se quer bem. Claro, tudo isso salvo o momento em que se trabalha, pesquisa, ou se realiza uma tarefa utilizando desses meios tecnológicos incríveis e facilitadores.
Eu sou completamente pró-tecnologia. Acredito que os benefícios são imensos, e que ela também aproxima as pessoas, só tinha vontade que o aspecto físico e os cinco sentidos não enfraquecessem com o passar das gerações. Estudos comprovam que alunos que usam cadernos ao invés de computadores em aula têm melhor performance escolar, são menos dispersos e aprendem mais. Outros estudos indicam que fazer muitas coisas juntas, o famoso multitasking - celular, computador, televisão, musica, conversa... - com o tempo a tendência é o QI da pessoa diminuir. Em outras palavras, mais diminui a capacidade de prestar atenção em alguma coisa e realizar uma tarefa bem e com eficiência. 
Volto ao meu tombo. Eu não prestei a atenção que deveria. E caí. Eu queria que algumas pessoas tivessem a sorte de poder cair de seus telefones e computadores e problemas por apenas uns instantes durante o dia,   e pudessem olhar mais em volta. O agora é incrível, e ele não volta. Use-o com sabedoria. 

No comments:

Post a Comment